Ufes passará por Recredenciamento Institucional realizado pelo MEC

Nos próximos meses, a Ufes passará pelo Recredenciamento Institucional, um processo de avaliação realizado, de tempos em tempos, pelo Ministério da Educação (MEC) e regulamentado pela Lei nº 10.861/2004. O resultado desta avaliação vai determinar a renovação do credenciamento da Ufes para a continuidade da oferta de cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

A última avaliação ocorreu em 2010, quando a Ufes obteve Conceito Institucional 4 em uma escala de 1 a 5, atestando a qualidade da estrutura e dos cursos ofertados pela Universidade e garantindo a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão até este ciclo.

“Em 2023, aguardamos a confirmação da data da nova avaliação, que pode ocorrer de forma presencial ou remota. A expectativa com o trabalho que temos realizado nos últimos anos é que a Ufes alcance um bom conceito e continue sua trajetória de excelência como a única universidade pública do Espírito Santo. Afinal, o recredenciamento é um indutor da qualidade, que avalia e impulsiona melhorias”, afirma Leila Massaroni, secretária de Avaliação Institucional da Ufes.

Como funciona a avaliação

Realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das avaliações internas realizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Além de considerar aspectos referentes ao planejamento e avaliação, políticas acadêmicas e de gestão, a comissão avaliadora também fará entrevistas com estudantes e servidores da Ufes sobre as atividades acadêmicas exercidas pela Universidade, sua infraestrutura e os planos de desenvolvimento da instituição. “Por isso, é fundamental que todos compreendam a importância desse processo”, acrescenta Massaroni.

Após a visita, os avaliadores emitem um relatório com os indicadores avaliados e o conceito obtido pela instituição. O documento é encaminhado ao MEC que, posteriormente, publica uma portaria autorizando o recredenciamento da Universidade. Mais informações sobre a avaliação do MEC podem ser obtidas em recredencia.ufes.br.

Avanços

Desde a avaliação realizada em 2010, a Ufes soma uma série de avanços ao se apropriar do resultado da última visita do MEC e das avaliações internas realizadas pela CPA. Entre as melhorias, destacam-se: a promoção de políticas de acessibilidade; a atenção aos assuntos relacionados à gestão de pessoas e apoio ao estudante; e o investimento em tecnologia, aprimoramento de processos internos e segurança.

Acessibilidade - criação do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) e investimento na aquisição de equipamentos acessíveis, plataformas elevatórias e ajustes na infraestrutura dos campi, além da promoção de uma cultura de inclusão e respeito à diversidade na Ufes;

Gestão de pessoas - criação de pró-reitoria para gerir políticas relativas aos servidores da Ufes, tal como ações de gestão, desenvolvimento profissional e atenção à saúde;

Assistência estudantil - criação de pró-reitoria para atender os estudantes, com ampliação do número de assistidos e oferta de refeições gratuitas no restaurante universitário para todos os cadastrados no Programa de Assistência Estudantil (Proaes);

Investimento e tecnologia - aquisição de materiais permanentes de consumo, de equipamentos para modernização dos laboratórios e da assinatura de livros digitais (e-books);

Segurança - investimento em sistema de videomonitoramento e convênio com a Polícia Militar do Espírito Santo para vigilância dos campi;

Processos internos - modernização dos procedimentos internos, com implementação do trâmite digital de documentos da Universidade, do sistema administrativo para compras, além de diversas outras áreas, tal como a possibilidade de rápida atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação.

Publicado em 10 de Abril de 2023 - 17:32

Texto: Camila Fregona