Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação

Mestrado e Doutorado: o que são?

O Parecer CES/CFE 977 de 1965, cujo relator foi Newton Sucupira, fornece a base conceitual que define a pós-graduação stricto sensu - mestrados acadêmicos e doutorados. A pós-graduação compreenderá dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado. Embora hierarquizados, o mestrado não constitui condição indispensável à inscrição no curso de doutorado. O mestrado pode ser encarado como etapa preliminar na obtenção do grau de doutor ou como grau terminal. O doutorado tem por fim proporcionar formação científica ou cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e poder criados nos diferentes ramos do saber.

Os cursos de mestrado e doutorado devem ter a duração mínima de um e dois anos respectivamente. Do candidato ao Mestrado exige-se dissertação, sobre a qual será examinado, em que revele domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização; para o grau de Doutor requer-se defesa de tese que represente trabalho de pesquisa importando em real contribuição para o conhecimento do tema.

Acesse mestrado-e-doutorado-o-que-sao e saiba mais.

Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG):

O SNPG foi fortalecido com a criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a finalidade de avaliar pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Os objetivos do SNPG são: formação pós-graduada de docentes para todos os níveis de ensino; formação de recursos humanos qualificados para o mercado não-acadêmico e ; o fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação.

Avaliação de propostas de cursos novos (APCN):  faz parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao SNPG. Mais informações. Entrada-no-snpg-propostas

Avaliação de Permanência: são realizados o acompanhamento anual e a avaliação periódica do desempenho de todos os programas integrantes do SNPG. Mais informações: Permanencia-no-snpg-avaliacao

Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Diretoria de Avaliação/Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país. A avaliação é realizada em 49 áreas de avaliação, número vigente em 2017, e segue uma mesma sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Mais informações:

Sobre-a-avaliacao