Ufes avança em conceitos de indicadores nacionais de qualidade do ensino

publicado em www.ufes.br em 03/04/2024 - 19:39 • Atualizado 04/04/2024 10:44

Texto: Sueli de Freitas   Edição: Thereza Marinho
FacebookLinkedInXWhatsAppCompartilhe

A Ufes alcançou nota 4 e está no grupo das instituições de ensino superior que tiveram melhores desempenhos no Índice Geral de Cursos (IGC) Avaliados da Instituição – indicador de qualidade calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado nesta terça-feira, 2. A escala vai de 1 (nota mais baixa) a 5 (mais elevada). A Ufes ficou entre as 27,7% das instituições localizadas nas faixas 4 e 5; outras 60,3% obtiveram nota 3, e 12% ficaram nas faixas mais baixas, com 2 e 1.

O Inep também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que traz uma avaliação daqueles cursos que passaram pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2022. O CPC de todos os cursos da Ufes foi 4.  Os indicadores integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril.

O IGC corresponde à média das notas de todos os cursos de graduação e dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. É realizado a cada três anos, considerando os ciclos do Enade. Já o CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes no Enade; valor agregado pelo curso à formação do estudante; corpo docente (número de mestres e doutores); e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

Crescimento contínuo

A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, destaca que o crescimento da Universidade nessas avaliações tem sido gradativo e constante. “Nós melhoramos nosso IGG a cada avaliação. Em 2021, tínhamos o conceito final 3.666; nessa avaliação elevamos para 3.817. Então, isso nos coloca na faixa 4 – bem próximos de alcançar a faixa 5”, comemora.

Ela destaca que mais importante que a nota são os quesitos cumpridos para alcançá-la. “O CPC é um indicador dos cursos e mostra que temos avançado na sua estruturação e no seu processo formativo, enquanto que o IGC avalia a instituição como um todo. Considera também os conceitos dos programas de pós-graduação, que também são crescentes. Então, ter conceitos CPC 4 em todos os cursos avaliados no Enade 2022 significa o avanço na formação, na qualidade dos cursos, enquanto que o IGC 4 demonstra que a instituição está fazendo todos os esforços para que o ensino na Ufes se torne cada vez mais de excelência”, afirma.

Os resultados divulgados pelo Inep abrangem uma amostra em todo o Brasil de 8.934 cursos com CPC calculado e 1.998 instituições avaliadas com o IGC. Ao longo dos três anos referentes ao último ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos foram avaliados – o exame foi adiado, em 2020, em função da pandemia. Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.