Ufes obtém conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior aponta que a Ufes obteve conceito 4 – em escala de 0 a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação envolveu 2.066 instituições de ensino superior do país, entre públicas e privadas, e a Ufes alcançou a 39ª colocação entre 111 universidades e institutos federais. A boa pontuação geral da Ufes demonstra que a instituição está com sua qualidade acadêmica consolidada desde a avaliação de 2012.

Pela Ufes foram avaliados 60 cursos, entre bacharelados e licenciaturas, sendo que 51 obtiveram conceito Enade igual ou superior a 3. Em relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), 35 cursos obtiveram conceito 4 (58%), e 23 cursos ficaram com nota 3 (38%). Em relação aos cursos de graduação da Ufes avaliados em 2017, o índice aponta trajetória crescente de melhora sistemática desde 2012. Em 2016, o IGC contínuo foi de 3,3377 e, em 2017 aumentou para 3,4788.

“Considerando o tamanho da Ufes, com uma diversidade grande de cursos em diversas áreas, só o fato da maioria dos nossos cursos estarem com conceito 4  é muito positivo, porque o MEC é extremamente exigente. Isso nos faz entender que a qualidade do nosso ensino tem avançado. Considerando o IGC contínuo, que é a média de todas as avaliações, ficou demonstrado que a Ufes está em trajetória ascendente, de evolução”, afirma a secretária de Avaliação Institucional da Universidade, professora Leila Massaroni.

Ela destacou ainda, que não é possível estabelecer uma comparação entre instituições públicas e particulares: “Não há como fazer esse comparativo porque são modelos de gestão, de organização e de procedimentos muito diferentes. As instituições públicas têm uma dimensão muito mais complexa”, explica.

Calculado anualmente, o IGC é uma média ponderada que considera as notas contínuas dos cursos de graduação e as notas dos programas de mestrado e doutorado emitidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São as notas obtidas pelas instituições de ensino nos três últimos anos. Também considera a distribuição de estudantes nos diferentes níveis de ensino – graduação, mestrado ou doutorado. As notas dos cursos consideram o desempenho das instituições no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Conheça os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, de acordo com o MEC:

– Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no exame.

– O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

– O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

– O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.

Texto: Luiz Vital